terça-feira, 17 de abril de 2007

RPG, Second Life...


Definição segundo (http://pt.wikipedia.org/wiki/RPG_(jogo)"Do inglês Role Playing Game (Jogo de Interpretação de Papéis), é um jogo de estratégia e imaginação, em que os jogadores interpretam diferentes personagens em diferentes mundos, vivendo aventuras e superando desafios de acordo com as regras descritas no sistema escolhido."
O RPG é um jogo, mas, não como os outros, em que os jogadores possuem regras, denominadas sitemas. Este é feito de desafios, impostos pelos adversários. No RPG você vive em um mundo imaginário. Não existe um número específico de jogadores participantes. Durante o jogo o personagem adquire mais sabedoria e habilidade para prosseguir. Isso lhe garante mais força. Existem vários tipos de RPG, e cada um com regras diferentes.
Não existe ganhadores, há um jogador chamado "narrador", este pode fazer o destino dos participantes. Mas ele não planeja a derrota dos demais. Algumas vezes o narrador pode favorecer uns ou punir outros, mas, apenas para dar diversão. Na visão dos participantes do RPG todos ganham. Basta cada um superar seus desafios. A experiência adquirida em cada desafio e a história ganhada pelo personagem é uma premiação pela vitória em uma sessão.
Um dos jogos mais famosos do RPG, é o Dugeons e Dragons.
Exemplo de RPG:
Exemplo: A história se passa no interior do Brasil, no início do século XIX. O grupo constitui-se de três jogadores: Fábio, Márcio e Luciana; e o "Mestre": Eduardo. Os personagens são: um padre (Fábio), um caçador (Márcio) e uma curandeira (Luciana), os três tem uma carroça puxada por um burro.
Eduardo começa a contar a história dizendo que os personagens estão viajando entre duas cidades pelo interior. A estrada passa ao largo de várias fazendas. De repente, eles vêem um casal de jovens negros vindo correndo na direção deles. O casal explica que eles são escravos fugitivos de uma fazenda e estão sendo perseguidos pelo feitor e alguns homens. Eles pedem a ajuda dos personagens dos jogadores. Nesse momento, cabe aos jogadores dizer o que os seus personagens fazem: Eles escondem o casal na carroça? Eles mandam o casal se esconder no mato? Eles seguem seu caminho e preferem não se meter com esse problema? Quando eles encontram o feitor eles mentem para ele sobre o paradeiro do casal? De acordo com o que os jogadores decidirem fazer, o Mestre muda o rumo da história.
Quando um personagem tenta fazer uma ação, ele pode conseguir ou não. Se a ação for simples, por exemplo, abrir uma porta destrancada, o Mestre pode dar sucesso automático a ela. Ou seja, basta querer fazer que consegue. Se a ação for complicada, por exemplo, passar pelo feitor sem ser visto por ele, o Mestre pedirá um teste. Normalmente, o teste consiste em um rolamento de dados que determina se o personagem conseguiu ou não fazer a ação pretendida. Os dados são o componente aleatório. Novamente, o Mestre decide o rumo da história de acordo com o resultado do teste. (http://www.historias.interativas.nom.br/educ/oquee.htm)


Agora vamos falar sobre Second Life. O Second Life ocorre no universo virtual, por isso, ele é um metaverso. As pessoas que participam desse mundo, se cadastram e formam avatares, se assemelhando mais com um campo de socialização onde os participantes se interagem do que com um jogo. O mundo inteiro é construido pelos habitantes. Este, é um tipo de diversão, onde os avatares podem ser atualizados, enfeitados e personalizados eternamente. Mas o mais interessante, é que grandes empresas estão utilizando dos artifícios do SL de uma forma estratégica, isso para conseguir lucro, caracterísitica marcante do mundo capitalista. Para fazer parte do Second Life, basta entrar na página: (http://www.secondlifebrasil.com.br/)
Qualquer pessoa pode participar, mas, para acumular Lidens (dinheiro virtual), o usuário deve tornar-se um assinante. O SL está tornando uma febre mundial. Não só por ser uma forma de se divetir, mas, principalmente por propocionar ao usuário lucrar por este meio.
A versão brasileira, será lançada em breve pelo portal iG e Kaizen e por isso somente a versão norte-americana está disponível. Aseguir um artigo mostrando a participação da Empresa de aviação TAM, participando do SL.


TAM ganha segunda vida

O espaço da companhia aérea TAM, inaugurado nesta sexta-feira, é o primeiro do ramo da aviação civil dentro do Second Life. Aí você deve se perguntar: “Por que, raios, uma empresa aérea vai ter um espaço no SL?”. E eu lhe respondo: “Todos acham o Chávez mais engraçado que Chapolim”, viu a relação? Nem eu...O fato é que a TAM, instalada na Ilha Berrini, vai agilizar o acesso às regiões de Milão, Paris, Inglaterra e Nova York. Utilizando as “linhas” da TAM o usuário fará parte de um “programa de fidelidade” e juntará pontos, com estes pontos você poderá comprar de aviões movidos a gás hélio até roupas e modelos variados.De acordo com a gerente de Marketing da TAM, Manoela Amaro, "antecipar tendências mundiais relacionadas a novas mídias e novos formatos de relacionamento com pessoas é objetivo da TAM". A festa virtual de lançamento da TAM nessa nova realidade será realizada no dia 16 de abril, segunda-feira, a partir das 20h, e ocupará todo o espaço do lounge da companhia aérea. São 7 mil metros quadrados no "céu" da ilha Berrini. Na programação, além de DJ's, está incluída a presença de garçonetes servindo os mais variados tipos de drinques e TVs de Plasma para a transmissão do vídeo institucional da empresa. Artigo retirado do site (http://z001.ig.com.br/ig/34/51/968883/blig/secondlife/)

Fonte de Pesquisa:

http://idgnow.uol.com.br/computacao_pessoal/2007/01/11/idgnoticia.2007-01-11.6081970763, http://z001.ig.com.br/ig/34/51/968883/blig/secondlife/, http://images.tomshardware.com/2005/07/29/making_moolah_in_mmorpgs/secondlife-t-shirts.jpg, http://www.rpgonline.com.br/images/galeria/7_EIRPG%20-%20Fantasias.JPG, http://pt.wikipedia.org/wiki/RPG_(jogo), as imagens foram retiradas dos sites pesquisados.

Nenhum comentário: